Cinema e Educação
Existe uma atração muito forte entre o Cinema e a Educação, mas também há muitos equívocos na inter-relação desses dois campos do saber. O Cinema pode ser considerado educativo num sentido mais amplo, uma vez que é transmissor de valores e de conhecimento, sendo inclusive meio de dominação ideológica, como acontece com a indústria hollywoodiana, que ocupa um lugar estratégico na arena global. Mantendo sua dimensão artística, o Cinema é disseminador de muitas correntes de pensamento e de culturas de todas as partes do mundo.
No âmbito educacional, nem sempre a profundidade do Cinema como instrumento de formação é compreendida, sendo frequentemente utilizado apenas de forma ilustrativa dos conteúdos curriculares. Não é raro, também, que o Cinema faça parte apenas de eventos de entretenimento, utilizado para amenizar a tensão do ambiente escolar ou até suprir ausência de professores.
Um filme para ser educativo não precisa necessariamente ser “instrutivo” ou “didático”, mas pode permitir a fruição em sua dimensão artística e produção simbólica, possibilitando muitas interpretações, o exercício do diálogo, a ampliação e diversificação da leitura do mundo. A Arte é humanizadora e, por isso mesmo, um potente instrumento de transformação social.
Além de desenvolver a cultura cinematográfica, o coletivo Janela Aberta – Cinema e Educação propõe a prática da reflexão, do debate, da produção, da pesquisa e do conhecimento da linguagem audiovisual, bem como o estímulo à autoexpressão e criatividade, pois acreditamos que essa prática faz parte das transformações necessárias dos processos socioeducativos, onde quer que aconteçam.