Eixos de Atuação
O coletivo Janela Aberta – Cinema e Educação atua em quatro frentes principais, ministrando cursos, oficinas, palestras e oferecendo consultorias para espaços educacionais:
Linguagem e Produção Audiovisual
A linguagem audiovisual está naturalizada em nosso cotidiano, pois é presente em quase todos os espaços públicos. Ela é desafiadora, uma vez que chega até nós pela emoção e ganha status de “verdadeira”, tornando-se uma forte instância formadora. Fazer filmes, isto é, a possibilidade de se expressar a partir de produções audiovisuais, é hoje uma opção ao alcance de todas as pessoas. O conhecimento da linguagem audiovisual é fundamental tanto para capacitar pessoas para a produção de filmes, como para ampliar a compreensão do Cinema e o repertório cultural. Os especialistas do coletivo Janela Aberta – Cinema e Educação têm ampla experiência com cursos e oficinas de linguagem e produção audiovisual..

Cineclubes – Mediação de Debates
Há mais de 100 anos, o Cinema mostra ser um vigoroso instrumento de formação cultural. Os cineclubes foram se adaptando aos diferentes suportes da linguagem e permitem a construção de uma cultura cinematográfica/audiovisual diversificada. Grupos de debates sobre filmes vêm se mostrando um caminho excelente para o100 aprofundamento de temas contemporâneos, permitindo, ao mesmo tempo, o aprimoramento estético, a ampliação do repertório cultural e o desenvolvimento da leitura crítica da cultura midiática como um todo. Os cine-educadores do coletivo Janela Aberta – Cinema e Educação são preparados para mediar debates sobre filmes em diversos contextos, estimulando a troca de percepções e promovendo a livre expressão de ideias

Infância e Audiovisual
As crianças desde muito pequenas detêm amplo repertório da linguagem audiovisual, com a qual tiveram contato de diversas formas praticamente desde o nascimento. Pouco se reflete sobre a qualidade dos produtos audiovisuais com os quais elas interagem e o quanto essas experiências podem ser formadoras ou inibidoras do processo criativo e expressivo das crianças. É importante discutir a relação infância e audiovisual, tomando como referência os estudos sobre a infância a partir dos diferentes campos do conhecimento, que percebem a criança como sujeito de direitos, capaz de interferir no meio e produzindo conhecimento. Os especialistas do coletivo Janela Aberta – Cinema e Educação atuam com profissionais (educadores, pedagogos, psicólogos, profissionais da comunicação, entre outros) interessados no tema da infância.

Cinema Brasileiro
O coletivo Janela Aberta – Cinema e Educação busca valorizar a cultura brasileira e, para isto, oferece um panorama histórico das várias fases do Cinema Brasileiro desde a sua origem. Nossos cursos e oficinas de Cinema Brasileiro dão visibilidade a uma produção de filmes de qualidade que é tão vasta e diversa, quanto desconhecida do grande público. Além disto, estamos alinhados com a Lei 13.006/2014, que inclui o Cinema Brasileiro como conteúdo obrigatório no currículo da Educação Básica, com exibição de ao menos 2 horas de filmes nacionais por mês nas escolas. Oferecemos formação em Cinema Brasileiro a educadores e outros públicos interessados, com ênfase nas produções dos últimos 20 anos.

Cinema Negro
O eixo Cinema Negro procura incentivar a pesquisa de trajetórias e narrativas antirracistas no mundo cinematográfico brasileiro, de forma a contextualizá-las histórica e sociologicamente. Privilegiamos o protagonismo de cineastas negras e negros. Além disso, enfatizamos as temáticas que ressaltam as potencialidades do cinema para colocar em prática as Leis 10.639/03 e 11.645/08, referente ao ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena nos currículos de ensino básico.

Cinema Ambiental
As questões ambientais também estão entre as preocupações do Coletivo Janela Aberta, considerando as emergentes mudanças climáticas e seus impactos globais. O audiovisual na contemporaneidade tem papel fundamental na Educação Socioambiental e na maneira de participarmos da construção de diferentes cenários e da projeção de outras realidades possíveis, tendo em vista uma sociedade mais justa e sustentável.
